Coordenador : Rafael Seabra Louro
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 388595.2206.246182.12012023
Departamento/Setor: MOC
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos da Faculdade de Odontologia da Universidade federal Fluminense, interessados na área de Cirurgia e Traumatologia Buco - Maxilo - Faciais
Local de atuação: Os encontros serão realizados na sala B (três vezes no mês) e no auditório do prédio anexo a Faculdade de Odontologia 2º andar (uma vez ao mês), todas as terças no horário de 17 `as 20 horas, sob a supervisão de um docente. Total de carga horária: 156 horas.
Objetivo
Objetivo Geral: Realização de aulas teóricas e práticas com temas relacionados a área de Cirurgia e Traumatologia Buco- Maxilo-Faciais, buscando um melhor aprendizado dos alunos dos alunos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense interessados neste especialidade. Objetivos Específicos: a) Formação complementar ao discente desta Universidade na área de cirurgia; b) Realizar material científico relacionados a especialidade para um melhor aprendizado do aluno.
Resumo
A área da Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial tem como seu objetivo, trata doenças e tumores da cavidade bucal, corrigir anomalias faciais, assimetrias ósseas ou mesmo fraturas que ocorrem nas regiões de terço médio e inferior de face. Além disso, é responsável pelos enxertos para reposição de osso perdido ou atrofiado na boca, podendo também realizar implantes dentários. Está apto a tratar de casos mais complexos de reconstrução facial. Dores faciais (na ATM) e problemas de apneia do sono também estão dentro da área de atuação do Cirurgião Buco-Maxilo-Facial. O objetivo deste projeto de extensão é desenvolver a promoção e a difusão de conhecimentos acerca da área de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, contribuindo assim para a formação acadêmica e profissional dos alunos da Faculdade de Odontologia que possuam interresse nesta área de atuação. Onde através do desenvolvimento de projetos multidisciplinares e multicêntricos, promover, facilitar e estimular a integração dos discentes à Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial.